Revenda ilegal de Full Perms no mercado do Second Life®! Cuidado!

 

 

Full Perm Marketplace Scams in Second Life

 

Foto: Strawberry Singh

Olá…
Gostaria de escrever sobre um assunto bem chato. Mas necessário falar sobre, para informar aos residentes…
Está havendo vendas ilegais de produtos Full Perms no Mercado do SL.
Em tempos que todas as formas de copy boot estão sendo combatidas, esta nova forma de golpe está surgindo, não sei se ha muito tempo… mas ultimamente estou recebendo noticias de varias ocorrências.
Vamos lá… Primeiramente um esclarecimento simples sobre os itens Full Perms, ou em bom e velho português, itens de permissões completas, ou seja, copiável, modificável e transferível.
Sabemos que no Second Life, um mundo virtual onde a criatividade impera, que os itens criados têm 3 opções de venda ou permissões de uso. São elas: copiáveis, que você sempre terá uma cópia em seu inventario, modificáveis, que você pode mudar cores e tamanhos etc. ou  transferíveis, que você pode dar a outro residente. Um item que tenha todas as possibilidades ditas acima é um item Full Perms (todas as permissões). Geralmente os itens são distribuídos por seus criadores com 2 permissões, copy (copiavel) e modfy (modificáveis), não transfer (transferíveis). Ou podem ser transferíveis porém não copiáveis, neste caso se você o der a alguém, não vai tê-lo em seu inventario. É uma pratica usada para manter a ordem e dar aos criadores o total controle de suas obras… correto!?
Bem… Porem tem criadores que fazem itens para outros residentes personalizarem e venderem. Estes criadores criam o item básico e colocam os pacotes a venda com todas as opções e permissões. Estes itens possuem um contrato de utilização feito pelo criador para venda… Isso vem no pacote, um note card informando dados e termos de uso. Apesar de serem Full Perms, o comprador deve seguir o que diz o contrato que vem junto ao produto em um note card.

Estes produtos são geralmente protegidos por leis de propriedade intelectual. Veja mais neste link sobre o assunto DMCA e propriedade intelectual.
Ou seja… você não pode vender estes produtos com todas as permissões… Por exemplo: um item de vestuário, você pode mudar as texturas, acrescentar acessórios…etc, e vender como se fosse o criador… O item se torna seu quando você adiciona uma primitiva (prim)  lincado ao item como prim raiz e quando verificado aparece você como criador… Então você tem liberdade de vendê-lo conforme especificações do criador original.
Revender um item full perms com todas as permissões e protegido por direitos autorais e propriedade intelectual, é crime e está sujeito a sansões da lei vigente internacional, vale em qualquer lugar do mundo.
Então o que está acontecendo na verdade é que alguns itens estão sendo vendidos no mercado como full perms, porem não são dos criadores originais. Pessoas que compram um item full perms legal e colocam a venda com todas as permissões, ilegalmente, a baixo do preço do item legal, lesando assim os criadores do item.
Alguns criadores como, Underground,  Mli Imaco, Creative Studio, NIAN DESIGN, fornecen seus itens full perms, para que outros residentes possam desenvolver seus artigos e venderem em suas lojas, mas deixam bem claro em seus pacotes que são itens protegidos por leis e seus critérios de venda.
Diga não aos itens ilegais no mercado, denunciem, procurem comprar de criadores que estão no mercado a muito tempo e tenham lojas no mundo… em se tratando de itens full perms tenha preferencia de compra-los na loja no mundo.
Tomem cuidado quando forem comprar estes tipos de itens, pois você pode acabar colocando a venda na sua loja um produto ilegal e que pode acabar lhe dando muita dor de cabaça no futuro… sua conta pode ser reportada… Fora os problemas com processos legais.
Então aqui vai umas dicas:
Sempre que forem comprar itens full perms, verifiquem o perfil dos criadores. Criadores com contas sem informações são muito suspeitos. Contas relativamente novas (uma semana, um mês) também.
Dê preferencia por compra de artigos nas lojas no mundo, ou seja, dentro do Second Life®.
Verifique a descrição dos itens e imagem. Imagens mal editadas sem qualidade. Criadores costumam colocar marca d’agua em suas imagens… verifique se são da mesma pessoa que está vendendo.

Se, por acaso, encontrar um item suspeito ou se reconhecer um item suspeito… Tente contato com a Linden Lab… Se, re conhecer o item e souber o criador original, entre em contato com o mesmo informando do ocorrido.

Todo cuidado é pouco na hora de comprar seus itens full perms. Fiquem atentos.

Revenda Ilegal de Full Perms no mercado do SL.

Fonte do artigo: Strawberry Singh e New World Note

 

Anúncios

Obrigada por curtir e comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s